quarta-feira, 25 de junho de 2008

COMUM - COOPERATIVA DA MÚSICA DE MINAS

(Nota de divulgação)

A Cooperativa da Música de Minas realiza sua primeira Assembléia Extraordinária e convida a classe musical a se associar

Nesta segunda-feira, dia 30 de junho, será realizada a primeira Assembléia Extraordinária da Cooperativa da Música de Minas (Comum), que nasce com o objetivo de dar suporte, tirar da informalidade e integrar os músicos, produtores e demais profissionais da cadeia produtiva da música de Minas Gerais. O evento marca a abertura da COMUM para novos cooperados e apresenta as ações realizadas no seu primeiro semestre de existência. A Assembléia Extraordinária da Comum acontece na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, às 19h.

A Cooperativa de profissionais da música de Minas Gerais foi criada em dezembro do ano passado. Constitui-se como uma empresa democrática que visa transformar a realidade atual do mercado. Para tanto, a COMUM vem atuando nas esferas municipal, estadual, nacional e internacional, buscando o diálogo em instâncias políticas e institucionais.

A Cooperativa visa tornar-se uma entidade representativa e bem organizada, com ações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sócio-econômico da cadeia produtiva da música de Minas. Entre outras ações, a Comum propõe uma nova forma de relacionamento comercial no mercado musical de Minas, baseando-se em conceitos como a economia criativa e redes solidárias, com a criação de um banco de serviços entre seus associados.

O banco de serviços é um diferencial da Cooperativa, pois vai permitir a diferentes profissionais da cadeia produtiva da música realizar a troca de serviços, saberes e experiências e dar auto-sustentabilidade para as atividades promovidas pelos cooperados. Seu sistema de funcionamento é fundamentado na capacidade de cada indivíduo oferecer serviços que interessam e complementam as atividades dos demais membros da cooperativa. Além disso, a Cooperativa vai oferecer serviços básicos aos associados, como, por exemplo, emissão de notas fiscais.

Com isso, a Comum tem a missão de promover a transformação social e econômica da classe musical, proporcionando aos profissionais da cadeia produtiva da música os benefícios da legitimação da profissão e apoio no desenvolvimento de suas carreiras.


MOVIMENTAÇÃO DA CLASSE

Legalmente constituída, a Comum integra o Fórum da Música de Minas Gerais, que é decorrência da organização da classe e agrega outras cooperativas, associações e demais entidades ligadas à música. O Fórum foi criado com o intuito de estabelecer um diálogo franco e direto com o poder público de forma a atender as demandas da classe e funciona de forma autogerida. Uma das ações já em andamento é o Projeto da Música, que vai realizar nos próximos meses a Rodada de Negócios em Minas Gerais, em parceria com o SEBRAE e a BM&A. Esta rodada visa criar uma promoção internacional da música produzida em Minas, com a presença de profissionais da indústria musical estrangeira interessados em conhecer a cena musical do estado com perspectivas de negócios imediatos.

Também já está em processo o chamado Programa da Música, que engloba um edital de circulação nacional e um plano de exportação apresentado à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Esse programa prevê uma atuação pontual nas principais feiras musicais do país e do exterior, como a WOMEX (Sevilha – Espanha), a Feira Música Brasil, a BAFIM (Buenos Aires – Argentina) e a Feira da Música de Fortaleza, entre outras. Essa ação estratégica inclui a representação de aproximadamente 100 artistas de Minas Gerais em um catálogo, caixa de discos e portal na internet, além de estandes nas respectivas feiras.

Todas essas ações e outras em processo de estruturação buscam atender a antigas demandas dos profissionais, que vivem hoje um momento de renovação e de mobilização jamais visto. Prova disso é a criação da Cooperativa, que se instaura como importante instância executiva e representativa da classe musical de Minas Gerais.

PARA FILIAÇÃO DE INTERESSADOS

Para filiação, o músico ou qualquer outro profissional ligado à música deve preencher a Proposta de Adesão e pagar o valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) referente à quota-parte que deve ser integralizada. A mensalidade para cooperados é de 10 reais.

SERVIÇO

Primeira Assembléia Extraordinária da Cooperativa da Música de Minas
Segunda-feira, 30 de junho, a partir das 19h
Palácio das Artes, sala Juvenal Dias – Av. Afonso Pena, 1.537
Informações: 3236.7360 – comum2008@bhmusic.com.br

Um comentário: